sábado, 30 de novembro de 2013

FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA DEVE SER RECURSO COM TROPA PERMANENTE E BEM PREPARADA


A FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA precisa ser de fato alçada a condição de um recurso PERMANENTE, e bem aparelhado, além de dotado de contingente tecnicamente bem preparado e numericamente suficiente para, de imediato, ser deslocada para qualquer unidade da FEDERAÇÃO, completando, apoiando ou até mesmo substituindo as polícias dos Estados.

Um país do tamanho do Brasil, com a complexidade das situações que ocorrem na área de segurança e também de defesa civil, precisa ter esse recurso. 
007contraocrime

Secretária nacional de Segurança pede que Força Nacional se torne permanente
Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um dia depois de a Força Nacional completar nove anos, a secretária nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Regina Miki, disse à Agência Brasil que o que falta à tropa é ser reconhecida como um programa permanente.

“O meu grande desejo é que nós pudéssemos ter acrescido ao Artigo 144 da Constituição simplesmente um parágrafo dizendo que esse é um programa permanente, nós não precisaríamos de mais nada. Não queremos ser uma polícia a mais no país. Queremos apenas ser um programa permanente de atendimento aos estados, de atendimento à nação para crises”, ressaltou a secretária neste sábado (30) durante a formatura, em Brasília, de uma turma de 415 policiais civis, militares e bombeiros, de 23 unidades da Federação. O grupo ficará à disposição do Departamento da Força Nacional, por um ano, para atuar em diversas operações.

A Proposta de Emenda à Constituição 195/12 de autoria do deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), transforma a Força Nacional em um órgão permanente de segurança nacional, com quadro de pessoal e carreira próprios.

Há mais de um ano, a matéria está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Mesmo assim, Regina Miki espera que a atuação da força e a demanda, cada vez maior, dos estados para que ela atue sensibilizem deputados e senadores.

Atualmente, a Força Nacional participa de 32 operações no país como, por exemplo, em apoio à Polícia Federal e à Fundação Nacional do Índio em regiões de conflitos de terras indígenas. Este ano, o grupo atuou em eventos importantes como a Jornada Mundial da Juventude e o leilão de Libra, no Rio de Janeiro.

Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

domingo, 10 de novembro de 2013

COMPLEXO DO ALEMÃO E A SUA OCUPAÇÃO AGORA EM LIVRO - OS BASTIDORES DA MAIOR OPERAÇÃO DE INVASÃO DO BUNKER DO TRÁFICO EM 2010

10/11/2013
Ocupação do Alemão vira livro
Sargento do Bope, procurador e policial federal revelam bastidores da operação de 2010
CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - Perto de completar três anos da ocupação do maior quartel-general do tráfico do Rio, a operação policial que tomou o Complexo do Alemão ainda alimenta adrenalinas em quem viveu aqueles dias de tensão. A convocação no quartel, a entrada no território dominado pelo medo, a miséria quase haitiana de alguns redutos da comunidade, a libertação. Em ‘A Retomada do Complexo do Alemão’, da Editora Impetus, o leitor passa a conhecer, nas 304 páginas, o ponto de vista de três agentes públicos sobre o processo de pacificação.

Com uma linguagem fácil, fotos da agência O DIA e repleto de diálogos, o livro condensa o que a população viu nos jornais de uma forma mais humanizada e mostra que a fronteira entre o luxo e a miséria era delimitada pela opção ao crime. Um dos capítulos — são 22, no total — conta sobre a distribuição dos objetos que antes eram dos traficantes para os moradores mais miseráveis da favela.

O lançamento do livro vai ocorrer na próxima quinta, dia 14, às 19 horas, na Livraria da Travessa , em Ipanema. O preço sugerido é de R$ 45.

ÍNTEGRA DA MATÉRIA DE O DIA AQUI

Nota do Blog: Autores do livro -  Sargento do Bope André Monteiro - Procurador Rogério Greco e o Policial Federal Eduardo Maia.

sábado, 9 de novembro de 2013

OPERAÇÃO NA LAPA TERMINA COM 107 DETIDOS E AMBULANTES E BARES MULTADOS

ESPASMO DE SEGURANÇA E ORDEM

Ações desta natureza - MEGA-OPERAÇÃO - são necessárias e úteis, quando utilizadas como complemento e reforço de ações rotineiras. Segurança e Ordem Pública, porém, somente são alcançadas, quando existe um trabalho de policiamento ostensivo/preventivo - em locais como a LAPA - 24 horas por dia, 7 dias na semana, e o apoio da Justiça e das instâncias que cuidam da infância e adolescência. Fora isso, são ESPASMOS, que servem para levar ao maior descrédito das autoridades e desestimular os agentes públicos, que assistem dos 107 conduzidos à Delegacia, 100 deles SEREM SOLTOS, e de volta ao mesmo local onde se encontravam quando foram detidos.

007contraocrime


Mais de 100 pessoas são detidas em 
operação na Lapa, diz PM do RJ

Duas pessoas ficaram presas porque já havia mandado de prisão.


Uma ação de policiais militares do 5º BPM (Centro), com apoio da Delegacia de Proteção ao Menor e Adolescente (DPCA), terminou com 107 pessoas detidas na Lapa, no Centro do Rio, na noite desta sexta-feira (8). Entre os detidos, estavam 57 menores de idade, segundo a PM.

As ocorrências foram encaminhadas para a 5ª DP (Mem de Sá) e DPCA e, até as 11h, a polícia não havia divulgado os motivos da maioria das detenções. A PM confirmou apenas que dois homens foram presos e um menor foi apreendido em flagrante quando tentavam roubar turistas. Outros dois maiores levados para a delagacia, sem motivo divulgado, tinham mandado de prisão anterior e ficaram presos, assim como um menor, que permaneceu apreendido.

Ordem pública

Também na Lapa, a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Seop) realizou a operação Lapa Legal na noite desta sexta e na madrugada de sábado (9), com apoio de guardas municipais. Um barraqueiro foi multado por não fixar tabela de preços e outros dois foram multados por colocarem som alto. Quatro bares foram autuados por ocupação irregular das calçadas com mesas e cadeiras e outras irregularidades. Na fiscalização, 25 veículos foram multados por estacionamento em local proibido.