segunda-feira, 25 de julho de 2011

NOVOS CARROS DA PM –RJ – VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO DA FROTA

Por R$ 490,71 milhões, a frota de 25 batalhões da Polícia Militar do Rio de Janeiro situados na Capital e Região Metropolitana será renovada nos próximos quatro meses.

O Governo do Estado através da Polícia Militar vai pagar o referido valor  à empresa CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais Ltda, vencedora do pregão eletrônico homologado na última terça-feira, pela compra de 1.508 veículos novos: 1.187 Renaut Logan e 321 Blazers da GM, todos dotados de vários itens especiais para o patrulhamento ostensivo na região. Os veículos virão equipados com ar-condicionado.

Cada viatura receberá aproximadamente R$ 12.500 em equipamentos como câmeras que vão filmar a ação dos policiais e DVRs (gravador de conversas locais por sete dias)  e todas as informações serão levadas a um sistema de armazenamento de dados, que acontecerá de forma automática quando da chegada da viatura ao seu batalhão sede.

A PM receberá ainda dois mil computadores para os veículos, todos adquiridos pela Secretaria de Segurança a um custo estimado em R$ 7 milhões em licitação já em andamento.

A previsão é de que o contrato com CS Brasil seja assinado ainda esta semana e os veículos sedan da RENAULT serão entregues em 90 dias, já Blazers, em até 120 dias.

A empresa CS Brasil ficará responsável pela manutenção e gerenciamento da frota, num  contrato que terá duração de 60 meses e segundo a Polícia Militar, terminado o prazo, os carros passarão a ser patrimônio do estado.

Até aqui só notícia boa, mas, “especialistas” não gostaram da troca dos veículos da marca Gol da VW pelo Logan da RENAULT. Segundo os entendidos a vantagem do LOGAN é o espaço interno mais confortável e o porta-malas com capacidade para 510 litros, o maior entre os sedãs compactos.

Já o Gol tem algumas vantagens como manutenção barata e simples e maior potencia do motor, aliada a seu menor peso, itens que conjugados podem fazer a diferença durante uma perseguição.


O que está sendo questionado porém, assim como aconteceu com os contratos anteriores, é o preço pago pelo governo, que se comparado com a manutenção de um veículo normal é mais do dobro. Segundo reportagem de O Globo de ontem, com o dinheiro da terceirização seria possível comprar carros novos e substituí-los a cada 10 meses. Segundo matéria do Jornal, ao fim de 30 meses, cada carro (578 gols no contrato anterior) com preço de manutenção mensal em R$ 2.313,00 o estado pagou em valores corrigidos R$ 47 MILHÕES o que daria para adquirir hoje 1.243 veículos gols.

Segundo o jornal, o governo do estado através de nota da Casa Civil, disse que não se pode comparar custos de carros de passeio com viaturas adaptadas e que rodam 24 horas por dia o ano todo. Que para carros desse tipo AS FÁBRICAS RESTRINGEM GARANTIAS. 
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Um comentário:

Anônimo disse...

ola , em meu ponto de vista a terceirização da frot foi a melhor coisa, pois hj 99 por cento da frota em nova friburgo esta na rua , e antes apenas 2 por cento estava rodando e mal conservado. poderia terceirizar civil e bombeiro