segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONFRONTO NO COMPLEXO DO ALEMÃO – MORADORES X TROPA DO EXÉRCITO COLOCAM AS UPPs NUMA ENCRUZILHADA.


Foto Folha / UOL - Morador do Alemão ferido por balas de borracha.

As autoridades de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e do governo Federal precisam agir rapidamente, e deter o galopante processo de descrédito das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) que se encontra em marcha.

O modelo, de ocupação policial seguido de entrada do governo com programas sociais, urbanização e cidadania, nos territórios ocupados pelo tráfico ou milícias, é, o único capaz de reverter a grave situação de degradação e marginalização de extensa área e várias comunidades. Mas, para que ele efetivamente obtenha êxito e consolide as importantes conquistas, que a sociedade como um todo reconhece, faz-se necessário um trabalho constante, tanto no que diz respeito às forças policiais de ocupação, como na qualidade dos serviços oferecidos à população das regiões ocupadas, e, acima de tudo, estreitar laços entre comunidade e o governo.

Na esfera policial, é urgente impedir que os erros anteriores de conluio entre polícia e crime aconteçam, além de preparar os policiais para uma ação cidadã, evitando  arbitrariedades. É PRECISO COMPLEMENTAR a ação das UPPs, com um policiamento no asfalto, assegurando no entorno das áreas ocupadas, segurança aos cidadãos como um todo. A idéia de que as UPPs garantem segurança a quem mora no “morro” em detrimento de quem mora no “asfalto”, embora falsa, e baseada numa ótica míope, vem ganhando força, e, sob o impacto de crimes em áreas nobres da cidade e o peso que a opinião da parcela da sociedade que nelas reside possui, se não forem na prática desmentidas, poderão em breve deter a implantação de novas UPPs e ainda desmontar as já existentes.

A grande ameaça, porém, vem do que parece ser um misto de falta de preparo das forças policiais, mais a incapacidade das autoridades em contornar e reverter os hábitos enraizados de grande parte da população das áreas ocupadas, em não respeitar alguns conceitos de limites e ordem pública.

Confrontos como o ocorrido na noite passada, com enfrentamento entre moradores e tropas do exército no Alemão, estão se tornando freqüentes em diversas das comunidades onde existem as UPPs. Eles podem revelar, não só a distância que ainda existe para se chegar a uma nova ordem comunitária e social nessas áreas, como também, uma bem articulada forma de o tráfico e as milícias, solaparem a continuidade do projeto.

Vídeo postado no Youtube por moradores do Complexo do Alemão

É preciso colocar o aparato de inteligência da área de segurança para detectar de fato o que vem ocorrendo, e, é urgente colocar a “inteligência” das autoridades que administram a parte de serviços e cidadania, para funcionar.

Nenhum comentário: