domingo, 6 de janeiro de 2013

A POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO PRENDE MAIS E MATA MENOS

QUEDA NO NÚMERO DE MORTES EM "CONFRONTO" É ALENTO NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA.

Boa Polícia, é a que dá pouco tiro, só os estritamente necessários e com o maior cuidado possível, visando não atingir inocentes e objetivando deter o criminoso, o capturando com vida, para que possa ser entregue à JUSTIÇA e ainda colaborar nas investigações e desmantelamento das quadrilhas.

Boa Polícia é a que age dentro do que REZA A LEI, com inteligência. Boa Polícia é a que age com firmeza e rapidez, nunca com violência e arbitrariedade.

As estatísticas de violência e criminalidade no Rio de Janeiro, mostram queda do número de ocorrências em quase todas as modalidades. Ainda que sejam altos os números, e pontualmente se verifiquem picos de ações como arrastões, roubos de carros e assaltos a pedestres e comércio, é forçoso reconhecer que a criminalidade perdeu força, território, dinheiro, armamento, mobilidade, e até a capacidade de arregimentar legiões de jovens para integrar as facções criminosas que ainda dominam muitas comunidades, especialmente nas ZONA NORTE E OESTE POBRE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

A redução do número de mortos, nos confrontos POLÍCIA X CRIMINOSOS, nos famigerados e muitas das vezes forjados AUTOS DE RESISTÊNCIA, acompanhada do aumento de número de prisões, é um alento na área de segurança pública. Felizmente as BRAVATAS do senhor governador, e de certos CORONÉIS BARRIGUDOS, ficaram no passado. Não se ouve mais anúncios de que "VAMOS PARA O CONFRONTO" e de que a tática da PM (CHAMADA DE INSETICIDA SOCIAL) é a da PORRADA.

De certo que ainda falta muito para que tenhamos uma BOA POLÍCIA. A valorização do Servidor/Policial é ainda algo muito distante de se concretizar. Não é através de "gratificações" que se forma uma estrutura de recursos humanos. Plano de carreira, possibilidade de crescer por mérito / tempo / ficha limpa / estudo, salário digno, segurança para a família, benefícios sociais, treinamento, aperfeiçoamento,condições dignas de trabalho, são essenciais para que se possa atrair para a carreira policial os bons cidadãos, e para que aqueles que entrem, tenham incentivo em continuar, em exercer com honestidade a sua profissão.

Fora isso, é preciso caminhar muito na área de Polícia Técnica / Perícia / capacidade de investigação, necessário fortalecer mais a Corregedoria, investir em comunicação e viaturas mais ágeis, tipo MOTOS, capazes de deslocamentos rápidos, aperfeiçoando assim a parte preventiva e ostensiva do policiamento.

Certo é, que chegamos em 2013 melhor. Em 2007, quando comecei a escrever sobre criminalidade e violência, criando o pseudônimo 2007contraocrime, que o sistemado do blog REPÓRTER DE CRIME onde me inscrevi, transformou em 007contraocrime, a polícia matava em supostos confrontos 4 pessoas por dia. No momento, registra-se um auto de resistência por dia, o que ainda é muito, mas, sem dúvida significa expressiva redução na letalidade da Polícia, cuja função primeira é a de DEFENDER A VIDA E A LEGALIDADE.

Post com base em matéria do Jornal O Dia.
LEIA + AQUI

Nenhum comentário: