terça-feira, 24 de junho de 2014

CAVEIRÕES DE ÚLTIMA GERAÇÃO - NOVOS BLINDADOS EQUIPAM FORÇAS ESPECIAIS DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO


Mais modernos, seguros e confortáveis, os novos BLINDADOS podem oferecer um pouco mais de agilidade e facilitar o acesso dos policiais aos locais de maior perigo, onde criminosos estejam abrigados. Mas, no cômputo geral, tais veículos, tanto pelo pequeno número deles que está disponível, quanto pela GEOGRAFIA de boa parte das comunidades onde o tráfico está instalado, pouco mudam no ambiente de insegurança. 

Oito novos blindados devem reforçar operações em favelas do Rio

Veículo, conhecido como Caveirão, tem recurso de desobstrução de vias, blindagem e visão noturna
O DIA

Rio - O Exército e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) já inspecionaram os oito veículos táticos blindados para transporte de tropas comprados pelo governo do estado.

Também chamados de caveirões por comunidades onde são comumente usados, os veículos chegaram nesta segunda-feira à cidade e, nos próximos dias, serão usados para reequipar três unidades especializadas das polícias Civil e Militar.

Com capacidade para transportar 13 policiais, os novos blindados, fabricados por uma empresa sul-africana, vencedora do pregão internacional, trazem como novidade um mecanismo de desobstrução de vias. Outra diferença entre os novos veículos e os seis que a polícia fluminense tem atualmente é um sistema de câmeras com visão noturna, formado por duas máquinas que funcionam em baixa luminosidade. A tripulação tem visualização externa e pode acompanhar a movimentação ao redor do blindado no display de vigilância instalado na viatura.

Além disso, os novos veículos são equipados com sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor, além de ar-condicionado.

De acordo com o major do Bope Maurílio Nunes, antes de entrarem em operação os veículos vão passar por nova revisão de engenheiros, técnicos e mecânicos da empresa que fabricou os carros.

Do total da frota, quatro veículos serão destinados ao Bope, dois ao Batalhão de Choque (BPChoque) e dois à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Nenhum comentário: