terça-feira, 24 de novembro de 2015

GUARDA MUNICIPAL RIO RENOVA FROTA DE VEÍCULOS

FALTA RENOVAR A DISPOSIÇÃO, PRESENÇA E INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO


Um dos legados da Guarda Municipal para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 já está ganhando as ruas. São as 353 novas viaturas que serão empregadas no patrulhamento da cidade já a partir desta semana. Com uma nova identidade visual, alusiva às belezas naturais do Rio, as viaturas foram apresentadas pelo secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, e pelo comandante da corporação, Rodrigo Fernandes, no Campo de Santana, no Centro do Rio.

Segundo o comandante Fernandes, o perfil da nova frota foi planejado para dar mais mobilidade à rotina de atuação dos guardas municipais. "Tivemos um enorme ganho operacional com a renovação da frota. Com a aquisição de mais ônibus, vans e picapes, vamos aprimorar a logística de transporte de efetivo. Também vamos otimizar as operações com o emprego dos novos caminhões", destacou o comandante durante a apresentação dos veículos. É importante frisar que, além dos veículos pesados, a GM-Rio também investiu na adoção de uma quantidade maior de motocicletas, que darão maior mobilidade ao patrulhamento e na fiscalização de trânsito, agilizando assim o deslocamento dos guardas para atendimento de demandas, principalmente as encaminhadas pela população por meio da Central 1746.

A nova frota é composta por: 102 motocicletas, 94 veículos leves, 68 picapes grandes, 26 picapes pequenas, 57 vans, três micro-ônibus, dois caminhões e um ônibus. Como já destacamos, todas elas trazem uma identidade visual moderna e com linhas mais leves, incluindo imagens alusivas ao sol e ao Pão de Açúcar, em referência às belezas naturais da cidade. Um trabalho realizado a custo zero, afinal, guardas e funcionários ilustradores, desenhistas e designers gráficos da própria corporação participaram da elaboração.

FONTE: Site da PCRJ

NOTA DO BLOG: Sem dúvida que ter uma FROTA com veículos novos e diversificada é muito importante. Viaturas com a cara do RIO também é uma medida de bom TOM. Falta porém rever o tipo de atuação do efetivo da GM, para o que for mais oportuno e necessário para a População. Guardas parados 
num ponto fixo, fingindo não ver que a poucos metros de distância existe uma FEIRA de camelôs obstruindo calçadas e até ponto de ônibus, é inaceitável.

Não ver nenhum GUARDA ao longo de toda a Rua Dias da Cruz, e isso no horário das 12 horas, por exemplo, também é inaceitável. Constatar que as DUPLAS de - Guarda / COMLURB - fiscalizam o LIXO ZERO, mas, esse mesmo GUARDA ignora um ciclista em alta velocidade circulando por passarela de pedestre, também é inaceitável.

Nenhum comentário: