sábado, 23 de julho de 2011

A MORTE DE AMY HOUSE É MAIS UM ALERTA PARA OS DEPENDENTES QUÍMICOS




PÁGINA DE ABERTURA – NASCE UM BLOG

Segurança Pública e violência são temas de primeira hora e uma das maiores preocupações do cidadão no Brasil e no Mundo. Em cada país ou região, os crimes e a forma de prevenção e combate assumem características próprias.

É consenso que sem boa polícia não se combate de forma eficaz o crime, da mesma forma que só com polícia não se consegue o resultado de oferecer segurança e minimizar os atos violentos. Justiça, sistema carcerário, tecido social, informação, democracia, direitos humanos e educação são componentes fundamentais nesse processo. Presença ou ausência, eficiência ou descaso com isso, determinam o quanto de causa vai gerar efeito de proporção sempre dolorosa.

Esse blog surge para abordar o tema de forma mais direcionada do que já estávamos fazendo em publicação de matérias em diversos outros. Não será um mero reprodutor de notícias e manchetes, mas, sobretudo um espaço em que eu, um “especialista em INsegurança pública e pessoal”, visto que sofro com a violência diária em minha cidade e vejo o que acontece pelo mundo, e você que aqui comparecer para deixar sua opinião, vamos juntos tratar de “analisar” essas manchetes, emprestando a elas a nossa visão cidadã e também de profissional, quando for o caso.

Uma breve explicação se faz necessária para o nome 007contraocrime. Em 2007 passei a participar do blog (RDC) - REPÓRTER DE CRIME do jornalista Jorge Antonio Barros. Fiz minha inscrição como 2007contraocrime, mas, o sistema limitava o número de letras para o “apelido” e aí ficou só o 007contraocrime. Daí para a brincadeira de me chamarem de BOND em alusão ao agente secreto dos filmes policiais foi um pulo, e, a brincadeira pegou.

No respeitável e de grande utilidade blog (RDC) encontrei o espaço necessário para colocar minha opinião e angústia nas questões de criminalidade e violência, como já disse, com a visão de cidadão e de profissional de saúde que acompanha desde longínquo tempo, as “seqüelas físicas e emocionais” que a violência das ruas, do trânsito e dos lares, deixa nas pessoas que acabam como vítimas. O muito que aprendi lá, com o autor e jornalista Jorge, ele sim um especialista no tema, e com os comentaristas participantes, vou procurar somar a minha e a sua vivência para tentar fazer desse blog um efetivo espaço de reflexão, informação e contribuição nas questões de segurança e violência.

Convido vocês a participar, pois sem vocês não tem a mínima graça e brilho.

Um abraço.

<<<<<>>>>>

A MORTE DE AMY HOUSE – O APAGAR DE UMA ESTRELA


Com tristeza assistimos o desfecho já esperado, embora fulminante, da relação da jovem e talentosa cantora e compositora Amy House com drogas, álcool e fármacos fora de controle. Acabou em morte (Suicídio ?).

Amy enveredou por um caminho sem volta, o mesmo em que estão outros milhões de pessoas, especialmente jovens. Amy House dispunha de recursos financeiros e um aparato de assessoria capaz de lhe dar suporte, tratamento, assistência, e nem assim conseguiu escapar da armadilha do vício.
Se ela sucumbiu, imagine o que acontece com aqueles que não dispõem de nenhum apoio, nenhuma orientação para ‘sair’, para tentar voltar e refazer a vida.

As drogas (O álcool é uma das piores por ser legalizado e objeto de massacrante publicidade) precisam ser objeto de mais atenção por parte de todos nós, na busca de entender como, quando, por que, as pessoas vão buscar nela uma felicidade, conforto e libertação que não oferecem.

A repressão ao tráfico é imperiosa, e a liberação parcial ou por tipo de droga, precisa ser objeto de maior debate e estudo antes de ser colocada em prática, visto que não dispomos de estrutura no âmbito de atenção à saúde e acompanhamento sócio-educativo para dar suporte a um possível aumento considerável de novos usuários ou do nível de consumo dos já dependentes, decorrentes daí. Mas, faz-se necessário, que toda sociedade e o governo, em todas as esferas se empenhe num grande trabalho de informação, educação, tratamento e prevenção.

O caminho das drogas é quase sempre sem volta, por isso o melhor é nunca entrar nele.
 <>

2 comentários:

Dora Regina disse...

Bond, vejo com muita tristeza e preocupação como os adolescentes estão se afundando nos vícios lícitos(cigarro e álcool), que por consequência vem os ilícitos.
Um trabalho de prevenção educativa precisa ser feito com urgência ou casos como esse serão notícias que não gostaríamos de ler mais.
Tenha um ótimo domingo! Um abraço!!

OLHAR CIDADÃO disse...

Dora

Bom dia

Que alegria em ver que você é a primeira comentarista do blog. Eu vou retribuir essa gentileza.

De fato, os jovens são as maiores vítimas, presa fácil na mão de traficantes e oportunistas que exploram a sua imaturidade.

Um abraço