segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS - APREENSÕES DE DROGAS E ARMAS MULTIPLICADAS POR CINCO

Em comparação com o que se apreendia antes de iniciado o PEF, dividido entre Operação Ágata, aos cuidados do Ministério de Defesa e Operação Sentinela que é coordenada pelo Ministério da Justiça, as apreensões de drogas, armas, munição, recuperação de veículos roubados e contrabando, cresceram de forma espantosa. Nossas fronteiras sempre foram um enorme "queijo suíço" que começa agora a ser ter uma vigilância mais eficiente. Pelo que foi apreendido, pode-se ter uma ideia da movimentação das organizações criminosas e o quanto ainda é preciso fazer. De qualquer maneira, 280 MIL MUNIÇÕES e 2.220 ARMAS retiradas das mãos dos criminosos, já são motivo de júbilo, pois, significa que ocorrerão menos roubos, assaltos e assassinatos.

PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS
Paula Laboissière - Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (21) que o Plano Estratégico de Fronteiras tem alcançado bons resultados na prevenção ao crime organizado. Segundo ela, desde o início das ações, há um ano e meio, 360 toneladas de drogas, 2,2 mil armas, 280 mil munições e 20 toneladas de explosivos foram apreendidas.

“Mesmo sendo área de segurança pública e uma responsabilidade constitucional dos estados, o governo federal tem o dever de participar, na sua área de atuação, para a melhoria da segurança pública por meio de programas”, destacou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma explicou que o plano consiste em duas grandes operações: a Operação Ágata, liderada pelo Ministério da Defesa e que mobiliza as Forças Armadas, e a Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça e que reúne a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança.

Ela lembrou ainda que o país conta com uma fronteira de mais de 16 mil quilômetros com dez países da América do Sul. “Os criminosos escolhem as regiões mais vulneráveis da nossa fronteira para o tráfico de armas e de drogas e também para o contrabando. Por isso, o combate ao crime tem exigido uma ação firme e uma presença forte do governo federal nas regiões de fronteira.”

De acordo com a presidenta, o Brasil já firmou acordos com países como Colômbia, Peru e Bolívia para combater de forma mais efetiva o crime organizado na região. A ideia do governo brasileiro, a partir de agora, é intensificar essa cooperação na área de inteligência e também na repressão ao crime.

“É com ações como o Plano Estratégico de Fronteiras que nós vamos construindo, junto com os países vizinhos, uma sólida rede de proteção das fronteiras, combatendo o tráfico de drogas, o contrabando de armas, o crime organizado. Com isso, trabalhamos pela segurança das famílias nas cidades brasileiras e por uma convivência de paz e harmonia com os países da América do Sul.”

Edição: Talita Cavalcante

Conheça o que é o P.E.F.
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_.../D7496.htm
08/06/2011 – Art. 1o Fica instituído o Plano Estratégico de Fronteiras para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos ...

Nenhum comentário: