quarta-feira, 18 de junho de 2014

PRESOS PMs ACUSADOS DE LEVAR DOIS MENORES PARA SEREM EXECUTADOS NO SUMARÉ - UM DELES CONSEGUIU ESCAPAR COM VIDA.


A nova tecnologia instalada nas viaturas da PM já começa a se mostrar bastante importante, e vai, na medida que for ampliada e aperfeiçoada, inibir desvios de conduta e também mostrar atitudes corretas de policiais. No presente caso, as câmeras gravaram imagens que mostram o erro grave cometido por policias que prenderam dois menores que praticavam furtos na Avenida Presidente Vargas. AO INVÉS DE CONDUZI-LOS À DELEGACIA, foram com os dois para o SUMARÉ, para segundo a versão de um deles, aplicar uma reprimenda nos menores, e lá os deixaram com vida. Pouco verossímil, a versão dos policias militares está sendo investigada e, desde já a DH não parece ter nenhuma dúvida de que eles foram muito além disso, tentando na verdade executar os adolescentes presos, mas, "falharam", e um deles está aí para contar o que aconteceu.

Uma pena que ainda exista na PM quem atue dessa forma, fazendo justiçamento, jogando no lixo o nome da corporação, minando a confiança que a população precisa ter na sua polícia, e destruindo a própria vida e carreira.

Lamentável, ainda, ver que as autoridades do MUNICÍPIO e do ESTADO, não fazem nada de verdadeiro para impedir a ação de menores nas ruas praticando crimes. Para além da ação policial, que nesse caso é um trabalho de enxugar gelo, seria preciso uma atuação integrada e rotineira de Conselho Tutelar, Justiça e atuação no campo do SERVIÇO SOCIAL. 

PMs acusados de matar menor são transferidos para a Unidade Prisional


Agentes vão tentar ouvir adolescente que sobreviveu no Morro do Sumaré para que ele testemunhe sobre o crime
ROBERTA TRINDADE

Rio - Acusados de matar um menor de 14 anos de idade e de atirar em outro adolescente, dois policiais militares lotados no 5º BPM (Praça da Harmonia) estão presos à disposição da Justiça. 

Eles foram conduzidos à Unidade Prisional da corporação – antigo Batalhão Especial Prisional (Bep) –, em Benfica, na Zona Norte do Rio, após o Plantão Judiciário expedir um mandado de prisão temporária contra eles, na madrugada de ontem.

Os cabos Fábio Magalhães Ferreira, 35 anos, e Vinícius Lima Vieira, 32, são acusados de deter dois menores que estariam praticando roubos na Avenida Presidente Vargas, próximo à Rua Uruguaiana, no Centro do Rio, na manhã da última quarta-feira, dia 11. Após cerca de dez minutos de perseguição os PMs alcançaram a dupla e a colocaram na viatura, que seguiu até o Morro do Sumaré, no Rio Comprido, aonde chegaram em aproximadamente 50 minutos. Todo o procedimento foi gravado pelas câmeras existente tanto na parte externa como na interna do carro e o trajeto foi confirmado pelo GPS do veículo.

A Divisão de Homicídios (DH) teve conhecimento do caso somente cinco dias depois, quando familiares de Mateus Alves dos Santos, 14 anos, procuraram a especializada para denunciar que o menino havia sido apreendido e executado por PMs. A informação foi dada a eles pelo sobrevivente, que não teve a idade divulgada. Baleado na perna e nas costas, ele se fingiu de morto e depois que a viatura foi embora desceu uma ribanceira até o Morro do Turano, de onde foi para casa, em uma comunidade localizada em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.

Na última segunda-feira, dia 16, agentes da DH estiveram no alto do Morro do Sumaré, onde encontraram um corpo. O pai de Mateus reconheceu como sendo o filho, através das roupas. “Quero destacar a ajuda total, irrestrita e imediata da PM, que foi fundamental para essa investigação”, disse o delegado Rivaldo Barbosa, titular da especializada.

As imagens gravadas pelas câmeras da viatura mostram os momentos em que os adolescentes são colocados no banco de trás da viatura e quando os policiais descem o morro já sem a presença da dupla no carro. No entanto, não revela o que ocorreu do lado de fora. O áudio gravado está sendo analisado.

“Não temos condição de dizer o que eles efetivamente fizeram, mas a gente pressupõe que o fato tenha acontecido da maneira relatada”, declarou o coronel Sidney Camargo, chefe da Corregedoria Interna da PMERJ (CintPM). O oficial enfatizou que paralelamente ao processo na Justiça Comum, os policiais também vão responder a um Inquérito Policial Militar (IPM), na Justiça Militar.

“Para a DH está clara e evidente a participação dos PMs na execução do adolescente”, ressaltou Rivaldo Barbosa, antecipando que o áudio gravado pela viatura também será analisado. Um dos policiais se reservou ao direito de falar somente em juízo. Já o outro disse que eles realmente apreenderam os dois menores, mas que os liberaram no Sumaré após dar uma “reprimenda” neles.

Os agentes da DH tentam agora ouvir o sobrevivente. Eles vão oferecer uma vaga no programa de proteção às testemunhas para que o adolescente testemunhe sobre o crime. Os PMs vão responder por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado.

Nenhum comentário: