quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PM É MORTO COM TIRO NA CABEÇA NA AVENIDA BRASIL

VIATURA FOI ATACADA DURANTE PATRULHAMENTO DE ROTINA NA ALTURA DE GUADALUPE


O soldado Anderson Senna Freire, lotado no 41o. BPM de Irajá, foi baleado com um tiro na cabeça, e seu companheiro de viatura, o soldado Bruno de Moraes, foi ferido no ombro, quando em patrulhamento de rotina pela Avenida Brasil na altura de Guadalupe. Levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer , em Realengo, o soldado Anderson não resistiu e foi a óbito, acrescentando a perda de sua vida a triste e preocupante estatística de 103 PMs assassinados durante até aqui no ano de 2014.

Segundo testemunhas, os PMs foram alvo de um ataque surpresa e não tiveram tempo de reagir. Vários elementos desceram de um veículo (Siena cor Prata) fazendo disparos que perfuraram a lataria e o vidro dianteiro da viatura policial. A foto que ilustra a matéria da bem a noção do que ocorreu. Duas perfurações em linha direta com a cabeça do policial que dirigia o veículo e uma terceira na direção do corpo / parte lateral direita do policial que ia no banco do "carona".

Os criminosos em seguida fugiram por uma via que dá acesso às comunidades do Muquiço e da Palmeirinha. A Divisão de Homicídios assumiu as investigações sobre o ataque aos policiais e o Serviço Reservado da PM também trabalha na identificação e localização dos criminosos.

OPINIÃO

O fato revela que é necessário por parte dos policiais em serviço, ou fora dele, redobrar a atenção e manter sempre a postura de NÃO RELAXAR NUNCA, (o que é sabido, até pelo cansaço dos profissionais, ser impossível) principalmente ao cruzar áreas da cidade ainda tão fortemente controladas pelo crime organizado. Revela também que, apenas dois PMs por viatura em certas regiões da cidade, torna-os alvos fáceis de ataque, sempre em desvantagem numérica em relação aos criminosos. É preciso uma revisão completa do sistema de policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar. Está na hora, ou já passamos dela faz tempo, de usar mais inteligência e tecnologia, mais planejamento e treinamento, e de oferecer equipamentos de segurança mais modernos aos policiais. 

Ao invés de atacar as ONGs, o Governador Pezão deveria fazer a sua parte, que é, a de dar melhores salários e condições de trabalho aos policiais, investir em capacitação, aumento do efetivo, viaturas com blindagem e um esquema de policiamento para o asfalto, 24 HORAS POR DIA - 365 DIAS / ANO. Ou é isso, ou nós continuaremos vendo fatos assim ocorrer. 

A exemplo de tantas outras, uma via de circulação da importância da AVENIDA BRASIL não pode ter esse policiamento insuficiente e quase que amadorístico que possui.

Nenhum comentário: