quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SEQUESTRO DE ÔNIBUS NO CENTRO DO RIO – CINCO FERIDOS – TRÊS PRESOS – MÊDO E MÁS LEMBRANÇAS.- VÍDEO E FOTOS



Durou uma hora entre o início da ação dos criminosos e a entrada da polícia no ônibus da Linha Praça XV – Caxias da Viação Jurema, colocando fim ao seqüestro do ônibus e liberação de todos os reféns.

No final da ação policial, foram presos três dos quatro assaltantes, dois deles no local e um terceiro, horas depois numa favela da região de Manguinhos. O quarto assaltante segundo a polícia já está identificado e é procurado. Cinco pessoas ficaram feridas com maior gravidade, entre elas uma mulher com um tiro no tórax e um policial militar.

A perícia da Polícia Civil vai dizer de onde partiram os tiros que atingiram os passageiros durante o seqüestro do ônibus na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, pois segundo a autoridade policial da 6ª DP (Cidade Nova), testemunhas que prestaram depoimento na madrugada desta quarta-feira (10), e passageiros que viveram o drama de ficar como reféns, disseram que os criminosos não dispararam dentro do veículo. Há suspeita de que tiros disparados de fora para dentro, e aí de autoria da polícia, tenham atingido os passageiros.



O ônibus foi cercado pela polícia na pista sentido Praça da Bandeira, na altura do Sambódromo. Segundo informações, os criminosos ao embarcarem no coletivo, despertaram a suspeita do motorista que no ponto seguinte ao avistar policiais conseguiu fazer sinal para eles após abrir a porta e fugir. Seguiu-se então o cerco, tiroteio, fuga de um dos criminosos, desespero dos passageiros e uma série de versões sobre como os fatos aconteceram. Uma centena de policiais, de diversos batalhões, participou da ação que teve a Avenida Presidente Vargas interditada.

Logo de início, com a notícia de que os criminosos tinham feito reféns, veio inevitavelmente à lembrança, o episódio do ônibus 174. Dessa vez tudo foi mais rápido e parece que não teremos nenhuma vítima fatal, mas, de qualquer forma, é triste constatar que ainda é um perigo andar de ônibus no Rio, e que pelo visto, nossa polícia continua atirando sem o devido cuidado.

Prender três dos quatro criminosos é um ponto positivo, estar posicionada de forma a receber o pedido de socorro do motorista, é outro fator a ser destacado, mas, se os tiros que atingiram os passageiros foram mesmo de fora para dentro, isso revela despreparo e falta de orientação no sentido de que a vítima do criminoso deve sempre, em qualquer situação, ter sua vida colocada em primeiro plano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dos únicos países em que se pode fazer sequestro,assaltar,matar e ficar impune é o BRASIL, em países em que se tem lei isso não acontece, porque num fato como esses seriam heróis os policiais , lá a estatística de perda de reféns é considerada, o que não pode acontecer é os bandidos fugirem,aqui é o contrario, se o bandido mata o refém a policia não sabe agir, se o bandido morre a policia é covarde bruta, se prende o bandido e o refém sai ferido a policia e despreparada, agora se o Policia morre é estatística, santa paciência, não reclamem da policia que tem vocês merecem.