quarta-feira, 27 de julho de 2011

MÍLICIA DA TAQUARA É DESMANTELADA PELA DRACO-IE – DELEGADO, ESCRIVÃO E PM ESTÃO ENTRE OS PRESOS.

A Operação Tríade que foi desencadeada hoje pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) está impondo um duro golpe num grupo de milicianos que agia no Bairro da Taraqua/Jacarepaguá. Entre os presos, estão um delegado aposentado da Polícia Federal Luiz Carlos da Silva, o comissário da Polícia Civil Eduardo Lopes Moreira e soldado da Polícia Militar Thiago Rodrigues Pacheco, do 20º BPM (Mesquita).

Segundo o Delegado titular da Draco, Alexandre Capote, "a quadrilha era muito audaciosa e violenta, além de manter importantes conexões com autoridades". A violência das ações dos acusados incluía lesões graves, invasões de domicílios, tortura, ocultação de cadáver e, até mesmo, estupros, de acordo com a polícia. Quem se recusasse a pagar a taxa de proteção ou motivasse algum tipo de desconfiança como delação das atividades criminosas do grupo tinha que deixar a região sob o domínio dos milicianos, pois, corria sério risco de ser executado

A investigação e conseqüente ação Policial conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), e durou seis meses. Além dos crimes característicos praticados por grupos de milicianos como cobrança de serviços clandestinos de segurança, exploração de sinal de TV a cabo e Internet, transporte alternativo e/ou pirata, venda de botijões de gás e tráfico de influência, essa quadrilha também praticava a cobrança por conservação de ruas, água encanada e homicídios qualificados.

A Corregedoria Geral Unificada (CGU), da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança (Ssinte) também apóia a ação.
 
O crime mais difícil de ser combatido

A atuação de “milícias” é uma modalidade criminosa das mais difíceis de ser combatida. É também uma das mais danosas a questão da segurança e da não violência.

O BANDIDO-BANDIDO, assumido, declarado e, portanto, conhecido, permite a Polícia de verdade a realização de um combate mais eficiente. Já o BANDIDO-MILÍCIA, se esconde atrás de um distintivo ou uma farda, e com uso indevido até da logística da Instituição que deveria servir, atua pelas costas de seus colegas e superiores, e coage, oprime, extorque o cidadão morador de muitas comunidades, de uma maneira que nem os traficantes costumam fazer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou morador da comunidade em questão ha mais de 30 anos,e posso afirmar sem nenhum tipo de coação que nunca existiu nenhuma milícia aqui.Conheço as pessoas que foram presas ha muitos anos e garanto que não tem nada, que disabone a conduta dos mesmos,pois tratam-se de pessoas integras e honestas.
Se a DRACO tivesse ao menos feito uma investigação séria,escutado moradores e comerciantes locais,saberiam a verdade e não teriam cometido essa injustiça com chefes de família que são muito querido por todos em nosso bairro.
A DRACO baseou-se apenas num depoimento de 4 pessoas da mesma família,cujo patriarca é conhecido por aqui,çomo um homem problemático em relação ao convívio com seus visinhos.ESTE mesmo cidadão que se passa por vítima, é na verdade um criminoso com extensa ficha criminal(tentativa de homícidio,porte ilegal de arma de fogo,coação de testemunha,lesão corporal,etç...)e responde a dezenas de processos,onde as pessoas q ele acusou são vitimas e ele réu.Concluindo que ele usou a "justiça", para fazer vingança e tentar se safar desses processos, que fatalmente seria condenado.
Sabemos que a política de segurança publica é reprimir a milícia,e fazem pressão nas autoridades.Concordamos com isso e achamos que todo crime deve ser combatido,porém não podemos aceitar que façam estatística,com pessoas inoscentes,honestas e com caráter acima de qualquer suspeita.
Numa comunidade com mais de 20 mil moradores,é surpreendente que não haja nenhuma pessoa apoiando esse alienado.Como pode nunca ter tido se quer um registro na DP da área,
se essa suposta milícia agia ha 13 anos?
As pessoas que foram dadas como mortas,estão vivas já foram localizadas e irão depor a favor de nossos amigos,que tiveram seus direitos violentamente feridos,tendo em vista q nunca foram convocados para esclarecimento e tentarem se defender.